SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Educação Infantil

O Colégio Platão busca introduzir o aluno num processo sistemático da construção do conhecimento, envolvendo as diversas áreas do saber e buscando o desenvolvimento de capacidades e a aprendizagem de conteúdos necessários à Vida em Sociedade.

Respeitar nosso aluno como um ser único, com suas individualidades e, a partir daí, desenvolver um trabalho pedagógico, em que as experiências, as investigações e os conteúdos diversificados façam parte do currículo, de forma desafiadora, oportunizando a construção de significados.

Sendo nossa avaliação um processo contínuo, a aplicação de diagnósticos é apenas um dos recursos de que dispomos para avaliar o desenvolvimento educacional de nossos educandos.

A avaliação na Educação Infantil

Na Educação Infantil, a avaliação é um importante instrumento para que o professor possa obter dados sobre o processo de aprendizagem de cada criança reorientando sua prática pedagógica e elaborando seu planejamento, propondo situações capazes de gerar novos avanços na sua aprendizagem.
O desenvolvimento das capacidades de nossos alunos e as observações das experiências cotidianas de sala de aula serão registradas através de uma ficha individual. Esta ficha apresenta os níveis de desenvolvimento bem como as dificuldades, as possibilidades e as conquistas das capacidades dos alunos.

O sistema de avaliação do 1º ano

A avaliação é feita através de acompanhamento nas diversas áreas do conhecimento (leitura, escrita, linguagem oral, matemática, história, geografia, ciências, artes visuais, psicomotricidade e integração social). Ao encerramento de cada trimestre é realizada avaliação de acordo com o conteúdo proposto. A partir do primeiro trimestre os alunos do primeiro ano realizam avaliação através de um diagnóstico no final do trimestre. As datas já estão definidas na agenda escolar. O aluno que faltar ao colégio nessas datas deverão solicitar a 2ª chamada da avaliação, na secretaria do colégio

Rolar para cima