O Colégio Platão busca introduzir o aluno num processo sistemático da construção do conhecimento, envolvendo as diversas áreas do saber e buscando o desenvolvimento de capacidades e a aprendizagem de conteúdos necessários à Vida em Sociedade.

Respeitar nosso aluno como um ser único, com suas individualidades e, a partir daí, desenvolver um trabalho pedagógico, em que as experiências, as investigações e os conteúdos diversificados façam parte do currículo, de forma desafiadora, oportunizando a construção de significados.

Sendo nossa avaliação um processo contínuo, a aplicação de diagnósticos é apenas um dos recursos de que dispomos para avaliar o desenvolvimento educacional de nossos educandos.

No Ensino Fundamental do 2º ao 5ºano, a avaliação tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos no decorrer do ano letivo; sendo assim, ela se processa da seguinte maneira:

Em cada bimestre serão realizadas 3 (três) avaliações:

  • 2 (dois) diagnósticos (mensal e bimestral) – Valor = 100cada um
  • 1 (uma) ficha qualitativa – Valor = 100

A média bimestral é calculada pela média aritmética ponderada destas avaliações:

Observações

  • No 1º Bimestre os alunos das 1ª Séries serão avaliados apenas pelo diagnóstico bimestral com valor 100 + a Ficha Qualitativa com valor 100, dividido por 2.
  • No 3º Bimestre, o diagnóstico mensal será substituído pela avaliação da Mostra Cultural.