O Colégio Platão busca introduzir o aluno num processo sistemático da construção do conhecimento, envolvendo as diversas áreas do saber e buscando o desenvolvimento de capacidades e a aprendizagem de conteúdos necessários à vida em Sociedade.

Respeitar nosso aluno como um ser único, com suas individualidades e, a partir daí, desenvolver um trabalho pedagógico, em que as experiências, as investigações e os conteúdos diversificados façam parte do currículo, de forma desafiadora, oportunizando a construção de significados.

Sendo nossa avaliação um processo contínuo, a aplicação de diagnósticos é apenas um dos recursos de que dispomos para avaliar o desenvolvimento educacional de nossos educandos.

No Ensino Fundamental do 6º ano 9º ano a avaliação tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento escolar dos alunos no decorrer do ano letivo; sendo assim, ela se processa da seguinte maneira:

Em cada bimestre serão realizadas 3 (três) avaliações:

  • Diagnósticos mensais – Valor = 100 e Peso = 3
  • 1 (uma) ficha qualitativa – Valor = 100 e Peso = 1
  • 1 (um) diagnóstico bimestral – Valor = 100 e Peso = 3

A média bimestral é calculada pela média aritmética ponderada destas avaliações:

Observações

  • Os diagnósticos mensais serão realizados em vários blocos com questões de múltipla escolha.
  • No 4º Bimestre teremos como uma das avaliações a Mostra Cultural. (valor = 100 e Peso = 2). A média será calculada de acordo com a fórmula:

Atenção!

O professor faz previamente a avaliação geral, e para cada item lança um conceito: (A,B,C,D ou E) cujos valores segue abaixo:

  • A- Sim, totalmente (valor = 100 pontos).
  • B- Sim, parcialmente (valor = 80 pontos).
  • C- Regularmente (valor = 50 pontos).
  • D- Não, parcialmente (valor = 30 pontos).
  • E- Não, totalmente (valor = 0 pontos).
    O valor total da avaliação poderá chegar a 100 pontos.

Frequência Escolar

O interesse e a participação nas aulas são requisitos mínimos para o bom desempenho escolar. Portanto, a frequência além de importante para o acompanhamento e desenvolvimento de nossos alunos, é OBRIGATÓRIA. O aluno que não cumprir no mínimo de 75% de frequência às aulas e às atividades escolares será considerado REPROVADO.

 

 

Conselho de Classe

O principal objetivo do Conselho de Classe é o de discutir e analisar o desenvolvimento educacional de nossos alunos, respeitando suas individualidades.

Nossos conselhos acontecem ao final de cada bimestre. Nele participam Direção, Coordenação e Corpo Docente.

Como funciona? Além das notas, levamos em consideração a análise das fichas qualitativas e fichas de ocorrências escolares, onde observamos o desenvolvimento global de cada um dos educandos.

Ao final do 4º bimestre, a aprovação ou retenção do aluno na série é feita após minuciosa análise dos requisitos pré-estabelecidos e através de anotações realizadas no decorrer do ano pelos professores e coordenadores participantes do conselho.